Serviços/ Conheça nossos trabalhos

Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

Sistema E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar

Esta é uma ferramenta para avaliação da Cultura de Segurança do Paciente (CSP) em hospitais brasileiros, ela é totalmente gratuita e dispõe da versão traduzida e adaptada do Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ). Com essa ferramenta, seu hospital poderá avaliar a CSP entre seus profissionais, gerando indicadores referentes a 12 dimensões da CSP. A avaliação servirá para dar feedback aos profissionais envolvidos e promover intervenções na CSP local.

Todas as informações obtidas são sigilosas. O nome do responsável, profissionais respondentes e da sua instituição não serão identificados em nenhum momento. Os dados são guardados em um banco de dados visível somente ao profissional cadastrado e ao Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS – UFRN) e Grupo de Pesquisa QualiSaúde da UFRN, para fins científicos.

Para saber mais acesse: https://csp.qualisaude.telessaude.ufrn.br/.

Sistema AGRASS – Avaliação da Implantação da Gestão de Riscos Assistenciais em Serviços de Saúde

Esta é uma ferramenta para avaliação da implantação da gestão de riscos assistenciais em serviços de saúde. Ela é totalmente gratuita e dispõe do Questionário AGRASS, um instrumento desenvolvido e validado no âmbito do Grupo QualiSaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Com essa ferramenta, você poderá avaliar o nível de implantação destas atividades recomendadas para a segurança do paciente, gerando indicadores referentes às dimensões de estrutura e processo do Questionário AGRASS.

O sistema permite a elaboração de relatórios automáticos que podem ser disponibilizados para os avaliadores externos interessados e podem ser apresentados aos próprios hospitais avaliados, para sinalizar oportunidades de melhoria. O sistema web AGRASS também permite fazer relatórios agregados de hospitais, para descrever o nível de implantação em conjuntos de hospitais, por exemplo, em determinado município.

Todas as informações obtidas são sigilosas. O nome do responsável, profissionais respondentes e da sua instituição não serão identificados em nenhum momento. Os dados coletados são guardados em um banco de dados visível somente ao profissional cadastrado e ao Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS – UFRN) e Grupo de Pesquisa QualiSaúde da UFRN, para fins científicos.

Para saber mais acesse: https://agrass.lais.huol.ufrn.br.

Aplicativo IOQ-Brasil – Indicadores Observáveis da Qualidade do Cuidado em Instituições de Longa Permanência para Idosos

Esta é uma ferramenta para avaliação da qualidade do cuidado em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) com base no cuidado centrado nas pessoas. Ela é totalmente gratuita e dispõe da versão traduzida e adaptada para o Brasil do Observable Indicators of Nursing Home Care Quality. O instrumento traduzido foi considerado confiável para avaliação de ILPIs por profissionais da vigilância sanitária, profissionais de saúde e potenciais usuários ou familiares dos idosos. Você poderá avaliar o nível de qualidade das ILPI e tomar decisões oportunas em atividades de inspeção, certificação, gestão interna da qualidade do cuidado ou mesmo para decidir qual a melhor ILPI para um idoso. O aplicativo elabora indicadores automáticos que podem guiar a tomada de decisão.

Todas as informações obtidas são sigilosas e restritas ao dispositivo móvel do usuário. Este foi um software desenvolvido e registrado pelo Grupo de Pesquisa QualiSaúde da UFRN.

Para saber mais acesse: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.jpedro.avaliacao.avaliacaoidosos